
Apoiadores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP) prosseguem com as Oficinas de Escrita para 6ª Mostra Amapá, Aqui tem SUS, para gestores e técnicos da Atenção Primária, Vigilância em Saúde e equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde (e-multi/APS). Nesta terça e quarta-feira, 11 e 12, a capacitação feita pelos apoiadores Tarlysson Soares e Juan Mendes, foi para técnicos dos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari. A Mostra será dia 25 de abril, em Macapá.

O objetivo das oficinas é auxiliar na identificação de iniciativas com características inovadoras e que reúna potencial para concorrer na Mostra estadual e nacional. Uma das novidades desta edição da Mostra Amapá, Aqui tem SUS, é a possibilidade de uso de inteligência artificial.
Os apoiadores do COSEMS/AP facilitam o entendimento do edital da Mostra e dos temas para serem desenvolvidas as práticas dos territórios. Cronograma, prazos, orientações para a criação do projeto e adaptação das iniciativas de êxito são alguns dos aspectos abordados nas oficinas, que estão acontecendo em formatos presencial e híbrido.
As oficinas estão acontecendo nesta quinta-feira, 13, para técnicos e gestores de Macapá, Itaubal e Cutias do Araguari. Na próxima semana os técnicos seguem para Amapá, Calçoene, Pracuúba, Tatarugalzinho e Oiapoque, e encerram o circuito de treinamento nos municípios de Vitória e Laranjal do Jari.

O edital está disponível no site do COSEMS/AP. As inscrições são por categoria, de acordo com o número de habitantes. Os três primeiros lugares de cada categoria participarão da 20ª Mostra Nacional, Brasil, Aqui tem SUS, de 15 a 18 de junho de 2025, em Belo Horizonte/MG, durante o XXXVIII Congresso CONASEMS. As demais premiações em dinheiro, troféus e medalhas estão detalhados no edital.
Assessoria de Comunicação
COSEMS/AP