O Ministério da Saúde deu início nesta sexta-feira, 11, em Brasília, ao SB Brasil - A Pesquisa Nacional da Saúde Bucal - 21/22. Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP), Elinete Ladislau esteve presente juntamente com outros representantes de instituições, como Luciano Teixeira, presidente do CRO/AP, Paulinho Ramos, deputado estadual, Juliano do Vale, presidente do CFO, Welington Carvalho, coordenador nacional de saúde bucal do MS e Nazareno Ávila, vice-presidente do CFO.

Elinete Ladislau falou das ações do COSEMS/AP, e defendeu a necessidade da integração entre os conselhos, entes e políticas públicas de saúde. “Sobre o Previne Brasil, há necessidade de estratégias conjuntas das equipes de saúde ESB, EAP e ESF, pois fortalecem as ações e evitam que os profissionais trabalhem isoladamente, além de amplificar o alcançe dos Indicadores de saúde relacionados ao novo financiamento da APS”.

A pesquisa do SB Brasil será realizada em 07 municípios: Laranjal, Amapá, Tartarugalzinho, Santana, Mazagão, Calçoene e Macapá. O resultado subsidiará novas políticas de saúde bucal para o estado do Amapá.

COSEMS/AP