A importância dos apoiadores da área de saúde para o fortalecimento dos serviços públicos nas esferas municipal, estadual e federal, e como facilitar a atuação conjunta, foram temas debatidos no 1º Encontro de Apoiadores Regionais do estado, um evento promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS-AP). Cerca de 20 técnicos que atuam no apoio e interlocução participaram do encontro, realizado na sede do colegiado nesta sexta-feira, 7.
A proposta do COSEMS-AP com este encontro é o alinhamento entre os profissionais e melhor aproveitamento da expertise e qualidade técnica destes profissionais. “Estamos entrelaçados e não podemos trabalhar isolados, precisamos de todos para esta missão que depende de muito compromisso e responsabilidade. O fluxo que inicia em um município pode ter resultados mais eficientes e céleres se houver união entre gestores e apoiadores, e entre as instituições”, disse a presidente do Conselho, Lílian Abreu.
O Governo do Estado do Amapá (GEA) e o Ministério da Saúde (MS) são aliados do COSEMS-AP nessa missão de fortalecimento e entrelaçamento entre as equipes de apoio. Nair Mota, secretária de estado da Saúde, pontuou que somente com todos unidos pelo mesmo objetivo será possível fazer fluir a fluxo. Kelson Getúlio, do Serviço de Apoio Institucional do Ministério da Saúde afirmou que esta é uma forma eficiente para que todos os apoiadores estejam preparados para atender os gestores.
Elinete Ladislau, coordenadora do Apoio Técnico do COSEMS-AP, apresentou a equipe de apoiadores técnicos e assessores da entidade, reforçando que estão à disposição de todas as unidades de saúde. O assessor técnico Diogo Roger e os apoiadores Leilane Ribeiro, Laís Batista e Juan Mendes, todos do COSEMS-AP, falaram de suas atuações junto às Secretarias Municipais de Saúde, GEA e Governo Federal.
“Este é o primeiro encontro de apoiadores regionais, uma oportunidade para nos conhecermos melhor e também traçarmos estratégias para trabalhar alinhados. Temos aqui representantes de todas as esferas que estão na linha de frente para a execução de políticas públicas, profissionais preparados para dar as respostas que a população precisa. Com certeza todos sairão com mudados e com novos conceitos para colocar em prática”, disse Elinete.
Assessoria de Comunicação
COSEMS-AP

