O Acolhimento de Gestores promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP) foi o início oficial dos trabalhos do colegiado deste ano, em parceria com instituições que atuam na saúde pública. O evento aconteceu na sede da entidade, que foi reinaugurada na ocasião, e contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Hisham Hamida, que está participando destes encontros em todos os estados brasileiros, e também de autoridades do estado.
Dos 16 municípios, seis têm novos secretários de Saúde, e 100% participaram do acolhimento e interação com os que darão continuidade à gestão. A presidente da entidade, Lilian Abreu, descerrou a faixa da sede, e apresentou os novos espaços e decoração. Houve ainda a apresentação da Galeria de Presidentes, lançamento do novo site, apresentação da equipe técnica, e cursos que abordaram temas locais e nacionais, de interesse dos secretários e equipes técnicas.
A mesa de abertura do acolhimento foi formada pelos presidentes Lilian Abreu e Hisham Hamida; promotor de justiça de defesa da saúde, Wueber Penafort; superintendente do Núcleo do Ministério da Saúde, Paula Simone Jucá; superintendente da Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka; assessora técnica do Departamento de Estratégias e Políticas em Saúde Comunitária, Eline Mendoça.
Hisham Hamida falou da importância em participar do acolhimento. “Os secretários precisam saber que têm o apoio e suporte do COSEMS/AP e do CONASEMS, e para que se sintam representados e exercer com tranquilidade a função em seus territórios”.
O promotor Wueber Penafort pontuou que “estar junto com os gestores é importante para o Ministério Público do Amapá (MP-AP) para trabalhar as políticas públicas em todos os municípios”. “O COSEMS/AP é fundamental para a implementação de políticas públicas, por isso temos que participar para entender a realidade de cada município”, disse Cassio Peterka. Maria de Jesus Caldas, ex-presidente, disse estar feliz com a evolução do Conselho, desde sua fundação, e acrescentou que estas mudanças são essenciais para a melhoria dos serviços de saúde.
A presidente Lílian Abreu agradeceu a presença de todos e disse estar satisfeita em poder receber todos e poder proporcionar momentos de entretenimento, conhecimento e interação entre as esferas da saúde pública. “O COSEMS/AP é nossa casa, e preparamos este acolhimento com muito carinho para que todos sintam-se a vontade para usufruir do espaço e das atividades que fazemos constantemente, e também para pedir suporte aos apoiadores técnicos, que assim como toda a diretoria, está disponível para auxiliar no que for preciso”.
Assessoria de Comunicação
COSEMS/AP
