COSEMS/AP realiza 1ª Assembleia Extraordinária de 2026

Nesta segunda-feira, 22, a diretoria executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/AP) realizou a I Assembleia Geral Extraordinária para exposição de informações, discussão e deliberação sobre pautas. A presidente do Conselho, Lílian Abreu, esteve à frente da reunião, em que foi tratado sobre veículos destinados ao transporte sanitário entre os municípios; aditivo ao Termo de Prestação de Serviços do Hospital Universitário (HU); Oficina de Revisão de Indicadores do PQA-VS 2027; e Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Transporte Sanitário

A pactuação entre Estado e Municípios para a utilização regionalizada dos 9 veículos destinados ao transporte sanitário de pacientes de hemodiálise e oncologia dos 16 municípios foi a pauta tratada entre os gestores municipais e representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Ministério da Saúde (MS). Os veículos fazem parte do programa do Governo Federal, Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde, para ampliar o acesso à consultas, tratamentos e exames.

Os secretários esclareceram as dúvidas sobre logística entre os municípios, agenda clínica e organização da rede e regulação. A definição da pactuação será na próxima reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS

A apoiadora do COSEMS/AP, Elza Guerra, fez a devolutiva da reunião ocorrida em Brasília, sobre a Revisão de Indicadores do PQA-VS 2027. Elza explanou sobre o encontro, e as decisões que devem ser tomadas até o mês de dezembro, em reunião da Comissão Intergestores Tripartite.

Hospital Universitário (HU)

Ainda na Assembleia Extraordinária, a representante do Hospital Universitário, Marja Lacerda, fez um apanhado dos serviços prestados, propostas do Termo Aditivo ao Convênio 01/2025. Os secretários interrogaram a respeito de vagas no HU para os municípios, entre outros questionamentos. No próximo dia 9 haverá uma reunião sobre este mesmo tema.

A secretária executiva do COSEMA/AP, Elinete Ladislau, informou aos gestores a respeito do 39º Congresso do CONASEMS, que irá acontecer de 12 a 15 de julho, em Porto Alegre. A delegação do Amapá irá participar com secretários municipais de saúde, apoiadores técnicos e os vencedores da 7ª Mostra Amapá, aqui tem SUS.

Assessoria de Comunicação – COSEMS/AP

Compartilhe :

X
Facebook
WhatsApp

Notícias que também podem te interessar