A oficina Regional Norte do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS reuniu representantes dos sete estados da Amazônia, nos dias 28 e 29, em Belém (PA), a fim de discutir as ações realizadas e programadas para a implementação dos Comitês Estaduais de Equidade no SUS. Do Amapá, representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP), participou do apoiador técnico, professor universitário e enfermeiro, Walter Tavares. O evento aconteceu no Hotel Sagres.
A Oficina é uma realização do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, via Proadi-SUS, e contou com a participação de mais de 300 pessoas, incluindo representantes de universidades, movimentos sociais, gestão pública e trabalhadores da saúde. As oficinas integram o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Etnia e Valorização no SUS, viabilizadas pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e aconteceram nas cinco regiões do país.
O objetivo é discutir as ações realizadas e programadas para a implementação dos Comitês Estaduais de Equidade no SUS. Durante o evento foram realizadas oficinas de trabalho para elaboração do plano de ação para concretizar o programa nos territórios estaduais, e estabelecidas as ações, cronogramas, entidades estratégicas e evidências para implementação do programa. Houveram ainda discussões sobre a necessidade da realização do diagnóstico situacional da gestão do trabalho e da realização de educação permanente sobre a temática para os trabalhadores do SUS.
“A oficina é um marco importante para fortalecer as discussões acerca da equidade no SUS incentivando a criação e implementação dos comitês estaduais de equidade que serão um instrumento fundamental para garantir que os objetivos da política nacional de equidade sejam atingidos”, sintetizou Walter Tavares.
Assessoria de Comunicação
COSEMS/AP