O apoiador técnico do COSEMS-AP, Juan Mendes, sob a liderança da presidente Lilian Abreu, esteve presente na programação da Reunião de Dirigentes Estaduais de Vigilância em Saúde, realizado nos dias 2 e 3 de dezembro. O evento aconteceu em Brasília e reuniu representantes de todo o Brasil para discutir avanços, desafios e estratégias para fortalecer as políticas públicas de vigilância em saúde.
Temas como a Política Nacional de Vigilância em Saúde, inovações em epidemiologia, formação e capacitação dos serviços de saúde, e a criação do Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica, foram tratados. Estratégias para o enfrentamento de doenças transmissíveis e imunopreveníveis, além de propostas como o Programa Mais Saúde para a Amazônia Legal, destacando iniciativas específicas para a região amazônica, foram apresentados.
Dentre os palestrantes, Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), e Agnes Soares da Silva, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Os debates também contaram com a participação de lideranças técnicas de diversas áreas da saúde pública.
Para o COSEMS-AP, a participação no evento reforça o compromisso com o aprimoramento das ações de vigilância no estado, buscando garantir que as políticas nacionais se traduzam em melhorias concretas para a população amapaense. A presidente Lilian Abreu destacou a importância da troca de experiências e da construção de estratégias integradas para enfrentar os desafios regionais de forma eficaz.
“Esse evento marca mais um passo na atuação ativa do COSEMS-AP no cenário nacional, reafirmando seu papel como articulador das demandas municipais e promotor de soluções que atendam às especificidades do Amapá e da região”, disse Juan Mendes.
Assessoria de Comunicação
COSEMS/AP