PMAE: Plano de ação regionalizado para implementação do Programa está em fase de finalização por GT bipartite

A construção do plano de ação regional para captar recursos para implementação do Programa Mais Acesso à Especialista (PMAE) no estado do Amapá e municípios será feita por um Grupo de Trabalho (GT) que irá definir todas as estratégias. O GT foi instituído pelo Gabinete de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP) faz parte do grupo e está intermediando a consolidação do grupo e do plano que será no modo bipartite.

O PMAE integra a Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), do Governo Federal, tem o propósito de ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde (AES), a fim de facilitar o acesso do paciente às consultas e exames especializados, com menos burocracia e mais celeridade. A estratégia envolve todo o sistema público de saúde, federal, estadual e municipal, para que o paciente entre em uma única fila, com agendamento para a especialidade.

No estado do Amapá, o COSEMS/AP fez uma intensa campanha para que os municípios aderissem ao programa, e o resultado foi o sim de todos os 16 municípios. A adesão ao Programa representa investimento financeiro do Governo Federal para as secretarias estaduais e municipais de Saúde, para aplicação em serviços públicos e contratação da rede privada, ampliando a oferta de consulta especializada, exames e cuidados com os pacientes.

“A adesão ao PMAE foi de 100% no estado, precisamos agora montar o plano de ação regionalizado, com estado e municípios, para que cheguem ao Amapá os recursos previstos. O nosso objetivo é que o paciente seja atendido em uma única fila, a partir do encaminhamento de equipes de Atenção Primária (eAP), e não enfrente tanta burocracia e demora no atendimento médico e exame especializado”, disse a presidente do COSEMS/AP, Lilian Abreu.

Compõem também o GT, além do COSEMS/AP, setores da SESA relacionados ao assunto, Fundação de Saúde do Amapá (FUNDESA) e Hospital Universitário (HU/Unifap). No próximo dia 13 de novembro será realizada uma oficina com os membros do GT do estado e municípios, para que o plano seja finalizado.

Assessoria de Comunicação
COSEMS/AP

Compartilhe :

X
Facebook
WhatsApp

Notícias que também podem te interessar